sábado, 27 de Abril de 2024  13:43
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-01-2006

Visita inédita para quase todos


Anadia - Autarcas visitaram Assembleia da República

Na última sexta-feira, vários membros da Assembleia Municipal de Anadia e os 15 presidentes de Junta de Freguesia deste município visitaram a Assembleia da República, em Lisboa, a convite do deputado anadiense, José Manuel Ribeiro, eleito pelo Círculo de Aveiro (PSD). A visita que se integrou numa iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Anadia - visita à BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que se realizou de 18 a 22 de Janeiro, nos pavilhões da FIL, teve um balanço extremamente positivo.

No final, o contentamento geral e a boa disposição evidenciavam que a iniciativa tinha sido bem aceite e que todos tinham gostado.

Indelicadeza socialista

Pouco passava das 8 horas da manhã, quando o autocarro da Câmara Municipal de Anadia arrancou, rumo à capital. Apesar do frio e algum nevoeiro, a viagem, por auto-estrada, fez-se sem delongas e pouco passava das 11.30 horas quando os visitantes chegaram à porta da Assembleia da República.

À sua espera, o “anfitrião”, José Manuel Ribeiro, promotor da visita, que fez a recepção ao grupo anadiense e ciceroneou a visita (inédita para quase todos) ao Parlamento, mas que foi efectuada, apenas, pelos deputados e autarcas eleitos pelo PSD, CDS/PP e CDU, uma vez que os elementos do grupo, eleitos das listas do PS (vereadores e deputados), abandonaram a visita, logo à chegada, para reunir com alguns deputados socialistas, eleitos pelo Círculo de Aveiro, que também os aguardavam, segundo soubemos, mais tarde, “para debater e analisar algumas questões de interesse vital para o concelho de Anadia”.

Apesar desta “reunião de trabalho”, todos os elementos do grupo eleitos pelo PS voltaram a juntar-se ao restante grupo, momentos antes do auto-carro seguir para a FIL.

Apesar de alguns comentários acerca desta “indelicadeza”, sentida mais por uns do que por outros, a JB o vereador Lino Pintado fez questão de sublinhar que “nós viemos inseridos na viagem, mas já tínhamos agendado um encontro de trabalho com deputados do partido socialista, eleitos pelo Círculo de Aveiro. Foi uma questão de acerto de calendário e, como vínhamos neste dia, concertamos com eles. Tratou-se de um encontro para falar de assuntos da actualidade e prementes para o concelho de Anadia. Uma reunião que foi até bastante produtiva”.

Embora não tenha confirmado os assuntos colocados em cima da mesa, JB sabe que as questões relacionadas com o PDM, encerramento do Posto da GNR de Sangalhos, ensino (pólos escolares), rede viária e variante ao IC-2, poderão ter feito parte do rol dos assuntos prioritários.

Lino Pintado explicou ainda que “aquele abandono não pode ser, de maneira nenhuma, entendido como uma falta de respeito. Quando chegámos informámos a vereadora Teresa e, se calhar, eles, no nosso lugar, fariam o mesmo. Não houve, de todo, um desrespeito ao grupo porque senão não o teríamos feito”.

Os cantos da casa

No final da visita, que se prolongou por cerca de duas horas, José Manuel Ribeiro sublinhou que “pretendi com esta iniciativa proporcionar que todos pudessem fazer uma visita ao Parlamento que é a casa-mãe da democracia”, e também por outro lado, “aproveitar para mostrar como os trabalhos decorrem, assistindo a uma sessão de plenário onde, aliás, tive oportunidade de poder intervir e, por outro, mostrar outros locais onde até trabalhamos muito mais tempo, mas que não tem tanta visibilidade e projecção cá para fora - como são os casos das comissões de inquérito e, depois, claro está, dar a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da Assembleia como são os casos do Salão Nobre, Sala do Senado, Sala das Sessões, a Escadaria Nobre, a Sala dos Passos Perdidos, o Claustro e a Biblioteca/Livraria, mostrando que o Parlamento é uma casa aberta à população, que tem condições e que dignifica a República”.

José Manuel Ribeiro concluiria, dizendo a JB que “a visita teve uma componente lúdica, mas também uma componente pedagógica sobre as condições de trabalho na AR.”


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®